Escola de aprendizes-marinheiros do Ceará

Desde 1864 Formando Marinheiros!

EAMCE participa da primeira etapa do Campeonato Cearense de Canoa havaiana

           
           A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) participou, nos dias 27 e 28 de abril, da primeira das quatro etapas do Campeonato Cearense de VA'A (Canoa havaiana), organizado pela Ceará SUP Club, em parceria com a Federação de Va'a e Para-va'a do Ceará, na Beira-Mar de Fortaleza.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará recebe visita de Senador da República

    No dia 05 de abril a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) recebeu a visita do Senador Luis Eduardo Grangeiro Girão, acompanhado do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Caucaia (CE) Francisco José Caminha Almeida e do Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Bruno Emilião Pinto.
   Na ocasião, foi realizada visita à Capela Naval recentemente inaugurada na EAMCE, a qual contou com recursos provenientes de Emenda Parlamentar do Senador Eduardo Girão para a sua construção.

EAMCE promove cerimônia alusiva aos Dia do Fuzileiro Naval

      No dia 27 de março, a Escola de Aprendizes- Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou a cerimônia alusiva ao Dia do Fuzileiro Naval, comemorado no último dia 07 de março em decorrência do 216° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).
      O evento contou com a presença do Contra-Almirante (RM1-FN) Fernando César da Silva Motta, do Capitão de Mar e Guerra (RM1) Francisco Arilo Cordeiro Gondim e de membros da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – Seção Regional Fortaleza (AVCFN-CE).

Escola de Aprendizes-Marinheiros realiza cerimônia de formatura de Guardas-Marinha Médicos

     No dia 21 de março, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional de 3 (três) Oficiais Médicos da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2) da Turma I/2024.
    Durante 45 dias, os Oficiais foram capacitados no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) para o Serviço Militar Obrigatório (SMO), por meio de aulas teóricas e atividades práticas.

Aprendizes-Marinheiros da EAMCE participam de adestramentos a bordo do Navio-Patrulha “Macau”

      No período compreendido entre 14 e 18 de março, o Corpo de Alunos da Turma QUEBEC-2024, do Curso de Formação de Marinheiros da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), realizou de cinco saídas-tipo no Navio-Patrulha “Macau”, visando à familiarização destes militares com a rotina em regime de viagem de um Navio da Marinha do Brasil e adestramentos conduzidos no mar.

EAMCE realiza evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

     No dia 15 de março de 2024, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), por meio do seu Núcleo de Assistência Social e das Voluntárias Cisne Branco (VCB) – Núcleo Fortaleza, promoveu para as militares, servidoras civis, dependentes e pensionistas de militares da EAMCE e da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), um dia em comemoração pelo Dia internacional da Mulher.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará premia servidora civil e militares destaques do 2º semestre de 2023

    A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou, no dia 06 março, a entrega dos prêmios “Militar Padrão”, “TTC Padrão” e “Servidor Civil Padrão” referente ao 2º semestre de 2023.
   Os agraciados, Suboficial Antonio Tarcísio Sousa Cunha, Primeiro-Sargento João Paulo Nascimento Tavares, Cabo Raphael Oliveira Santos e a Professora Servidora Civil Kenia Queiroz Cavalcante, foram escolhidos por atenderem aos requisitos previstos para a seleção e por se destacarem no exercício das suas funções no referido período.

Militares e alunos da EAMCE participam da Corrida da Paz em Fortaleza (CE)

     No dia 06 de março, militares e alunos da Turma Quebec-2024 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) participaram da Corrida da Paz 2024 realizada na cidade de Fortaleza (CE), representando a Marinha do Brasil no evento.
     A atividade ocorreu sob a coordenação do 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e foi realizado na Avenida Beira-Mar. Anualmente, a Corrida da Paz ocorre em diversas cidades do país sob a égide do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

EAMCE realiza cerimônia de homenagem a militar veterano, aluno da Turma de 1949

     No dia 29 de fevereiro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou uma cerimônia de homenagem ao Capitão de Fragata (Refº-AA) Giberto Alves Rangel pelos 75 anos de seu ingresso na Marinha do Brasil como aprendiz-marinheiro em 1949.

EAMCE recebe visita de alunos dos cursos de Turismo do Instituto Federal do Ceará

      Em 24 de fevereiro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) recebeu a visita de alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e do Curso Técnico de Guia de Turismo do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na ocasião foi realizada uma visita guiada às instalações da EAMCE com vias a contribuir com o projeto “Percursos Patrimoniais” do IFCE, tendo em vista a importância histórica, arquitetônica e social da EAMCE para a cidade Fortaleza.

Comandante do 3º Distrito Naval ministra Aula Magna na EAMCE

    No dia 05 de fevereiro, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, ministrou a Aula Magna aos 191 alunos da Turma QUEBEC/2024 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) e à tripulação da referida Organização Militar em duas sessões.

1ª Edição do “EAMCE em Movimento” em 2024

     No dia 31 de janeiro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), realizou a 1ª Edição de 2024 do projeto “EAMCE em Movimento”. Iniciado em 2023, o projeto de sucesso promovido pela Divisão de Educação Física e Esportes tem por finalidade contribuir para o incremento do condicionamento físico da tripulação e de sua saúde mental.

EAMCE realiza aula inaugural da Turma QUEBEC/2024

     No dia 29 de janeiro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) promoveu a aula inaugural para os 191 alunos da Turma QUEBEC/2024. A aula foi ministrada pelo Suboficial-Mor Francisco Vilamar Furtado Ribeiro, que discorreu sobre sua carreira, experiência de vida na Marinha e deu diretivas aos novos aprendizes destacando a importância dos valores presentes na Rosa das Virtudes.

EAMCE realiza cerimônia de passagem do cargo de Imediato

      No dia 10 de janeiro, foi realizada a Cerimônia de Passagem do cargo de Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). O Capitão de Corveta Vinicius Cezar de Carvalho, que exercia a função interinamente, passou a função ao Capitão de Corveta Douglas Henrique Moreira Pereira.
        A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Daniel Rocha, e contou com a presença de toda a tripulação da Escola.

Últimas Notícias