Escola de aprendizes-marinheiros do Ceará

Desde 1864 Formando Marinheiros!

EAMCE realiza cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira. A solenidade foi presidida pelo Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Daniel Rocha.
Diariamente, as Organizações Militares da Marinha do Brasil realizam o cerimonial à Bandeira em duas ocasiões: às 08 horas da manhã e ao pôr-do-sol. No Dia da Bandeira, excepcionalmente, é realizado o cerimonial ao Pavilhão Nacional ao meio-dia.

Servidora Civil da EAMCE é agraciada com a Medalha “Mestre Antônio da Silva”

    No dia 08 de novembro, foi realizada no Salão Nobre do Comando do 7º Distrito Naval a cerimônia de entrega da Medalha “Mestre Antônio da Silva”, destinada aos servidores civis da Marinha do Brasil que melhor se destacaram durante o ano. Tal condecoração remete ao Patrono dos Servidores Civis da Marinha.
    A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, e contou com a presença do Capitão de Mar e Guerra Alexandre Pereira da Silva, ex-Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).

Grumetes da EAMCE e membros da Família Naval participam de atividade de iatismo no projeto “Vem pra vela”

     Os grumetes da turma Oscar-2022 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará e membros da Família Naval, participaram, no dia 4 de novembro, de uma vivência náutica promovida pelo Projeto “Vem pra Vela”.
    As atividades ocorreram na praia de Iracema, onde, os participantes receberam instruções práticas de navegação à vela, familiarizando-se com as embarcações, terminologias e práticas náuticas.
    Ao final do evento, os grumetes e membros da Família Naval foram presentados com medalhas alusivas à atividade.

EAMCE realiza a entrega do Prêmio de História Naval "Escritora Dolores Aquino"

     A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) promoveu cerimônia de premiação aos Grumetes (GR) que obtiveram as melhores notas na disciplina de História Naval, no dia 03 de novembro com a entrega do Prêmio “Escritora Dolores Aquino”. O evento também agraciou os GR que atingiram média igual ou superior a 9,5, o que confere grau de distinção na referida disciplina.
     Os prêmios, que consistiram em livros da área de História Naval, foram oferecidos pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

EAMCE, Voluntárias Cisne Branco e Abrigo do Marinheiro promovem eventos alusivos à Campanha “Outubro Rosa”

     
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), o núcleo das Voluntárias Cisne Branco (VCB) de Fortaleza e o Abrigo do Marinheiro (AMN) promoveram, durante o mês de outubro, atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, campanha mundial que visa a alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No dia 11 de outubro, a atividade desenvolvida teve como público-alvo o pessoal feminino da EAMCE. Enquanto que no dia 21 de outubro, as ações contemplaram as dependentes de militares, as VCBs, além do mesmo público mencionado no dia 11.

Mês das Crianças é comemorado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará

    Durante o mês de outubro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), juntamente com o núcleo das Voluntárias Cisne Branco (VCB) de Fortaleza e o Abrigo do Marinheiro (AMN), comemorou o mês das crianças com atividades para a família naval e ação social.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará comemora o Dia do Mestre

     A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou, no dia 20 de outubro, a cerimônia alusiva ao Dia do Mestre, com a entrega de prêmios e distintivos aos docentes. Participaram do evento os Corpos Docente e Discente da Escola, além de outros componentes da Força de Trabalho da Organização Militar.

ROSA DAS VIRTUDES

Os valores organizacionais representam os princípios que devem nortear as  ações e a conduta de colaboradores, gerentes e autoridades ligados a uma instituição pública. Na Marinha do Brasil, esses valores são traduzidos por meio do conjunto dos princípios e costumes expressos na “Rosa das Virtudes”, que devem ser fomentados pelas práticas de gestão de pessoal.

Leia mais...

EAMCE celebra o Dia dos veteranos da Marinha

    A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) celebrou, no dia 10 de outubro, o Dia dos Veteranos da Marinha. O evento contou com as presenças de Oficiais e Praças Veteranos, dentre os quais o Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, o Contra-Almirante (FN) Fernando César da Silva Motta, representações da União dos Oficiais da Reserva e Reformados da Marinha no Ceará, e da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo, também, prestigiado por diversos militares da Ativa da EAMCE.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará inaugura o Serviço de Medicina Integral

    A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) inaugurou, em 20 de setembro, as instalações do Serviço de Medicina Integral (SMI), em Fortaleza, em cerimônia presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval.
    O evento contou, ainda, com a presença do ex-Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, e do Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha, Contra-Almirante (Md) José Edmilson Ferreira da Silva, além de outras autoridades.

EAMCE presta apoio e participa do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

   A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) prestou apoio ao stand da Comissão Nacional de Profissionais Militares do Conselho Federal de Enfermagem durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 12 a 15 de setembro de 2022.
   Além do apoio prestado com material promocional da Marinha do Brasil, profissionais da área de enfermagem da EAMCE representaram a MB em diversas atividades do Congresso.

Desfile cívico-militar do bicentenário da Independência

   No dia 7 de setembro a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), participaram do Desfile Cívico- Militar alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil, na cidade de Fortaleza. A celebração reuniu cerca de 8.500 militares das Forças Armadas e Auxiliares, alunos das escolas das redes pública e privada da cidade, grupos de escoteiros e entidades civis.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará promove atividades preventivas sobre o Setembro Amarelo

    Durante todo o mês de Setembro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), por meio do Núcleo de Assistência Social, realiza uma série de atividades voltadas para a prevenção ao suicídio, a fim de sensibilizar a Família Naval para os cuidados com a saúde mental. Ao total, foram planejados quatro encontros, que abrangem também as Organizações Militares apoiadas.

Últimas Notícias