Escola de aprendizes-marinheiros do Ceará

Desde 1864 Formando Marinheiros!

Um dia de marinheiro para pessoas com deficiência

Inscrições Encerradas !!!

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, segundo o Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011). No Brasil existem milhares de pessoas nessa situação, ainda sujeitas ao preconceito e à desigualdade, bem como às suas consequentes mazelas, dentre as quais destacam-se a exclusão do mercado de trabalho e a precariedade da mobilidade urbana.

 

Leia mais....

Últimas Notícias

Grupo de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias” realiza o “Dia do Amigo” na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará

 
             O Primeiro Grupo de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias” (1°GEMar) realizou, no dia 24 de agosto, o “Dia do Amigo”, na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE).
          O “Dia do Amigo” é uma das atividades propostas pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), no intuito de convidar crianças e adolescente para participarem de atividades escoteiras em suas sedes com a finalidade de estimular o gosto pelo Escotismo.

Participantes do Projeto Envelhecer realizam visita ao Parque Estadual do Rio Cocó

 
           O Núcleo de Assistência Social da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) promoveu, no dia 22 de julho, uma visita ao Parque Estadual do Rio Cocó, tendo a participação de 26 integrantes do Projeto “Envelhecer”.
           Os participantes desfrutaram de um convívio com a natureza ao percorrem a trilha principal do Parque, que possui 1.350 m de extensão e baixo nível de dificuldade.

Páscoa dos Militares em Fortaleza

 
              As Forças Armadas e Auxiliares celebraram, no dia 09 de agosto, a Páscoa dos Militares em Fortaleza.
             Sob a coordenação da Marinha do Brasil, o evento contou com as celebrações Católica, Evangélica e Espírita, concomitantemente, reunindo cerca de 1600 pessoas.

EAMCE recebe doação de um ônibus pela Receita Federal do Brasil no Ceará

 
               A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) recebeu a doação de um ônibus pela Receita Federal do Brasil no Ceará.
               A documentação foi entregue na sede da Receita Federal do Brasil no Ceará, no dia 13 de agosto, ao Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Alexandre Silva, pelas seguintes autoridades: Dr. Wilmar Teixeira de Souza, Superintendente Substituto e Dra. Célia Rejane Carvalho Studart Soares, Superintendente Adjunta.

Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará sedia IV Olimpíada das Escolas de Aprendizes-Marinheiros

 
 
       A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará sediou, de 19 a 23 de agosto, a IV Olimpíada entre as Escolas de Aprendizes-Marinheiros (OLEAM).
       O evento contou com a presença dos Comandantes, Delegações Desportivas e Grumetes das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros da Marinha do Brasil, localizadas nos estados do Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco.

1ºGEMar “Marcílio Dias” comemora O Dia Dos Pais na EAMCE

 
     O Primeiro Grupo de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias” (1°GEMar) comemorou, no dia 10 de agosto, o Dia dos Pais na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, montando uma oficina para a confecção de pipas com tipos e modelos variados.
        Foi uma tarde agradável em que pais e filhos tiveram a oportunidade de, juntos, confeccionar e soltar pipa, aumentando o vínculo familiar, cumprindo assim, o objetivo proposto pelo 1°GEMar.
       Estiveram presentes, prestigiando esse evento, pais, membros juvenis e chefes dos escoteiros, cerca de 70 participantes.

Confraternização da Turma November IV

 
       No dia 27 de julho, foi realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) o encontro da Turma November IV em comemoração aos 40 anos.
        O evento iniciou no auditório da EAMCE, onde foi realizada uma missa pelo Padre Erlano Leite, em celebração ao aniversário da turma e em memória aos colegas falecidos.
      Esteve presente, prestigiando essa confraternização, o Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Alexandre Silva, sendo recebido pelo mais antigo da Turma November IV.
 

Participantes do Projeto Envelhecer realizam visita ao Ipark Complexo Turístico

            No dia 25 de Julho, 39 participantes do Projeto Envelhecer realizaram visita ao Ipark Complexo Turístico.
            Os participantes do Projeto desfrutaram de um dia inteiro de lazer entre as mais de 30 atividades ao ar livre que o Parque oferece para todas as idades, desde as mais lúdicas, como passeio de pedalinho no lago, até as mais radicais, como a tirolesa.

Alunos da Turma Lima 2019 participam de palestra sobre Prevenção ao Consumo e Tráfico de Drogas

   Nos dias 23 e 24 de Julho, 290 Aprendizes-Marinheiros da Turma Lima 2019 participaram de palestra sobre prevenção ao consumo e tráfico de Drogas.
    A palestra foi ministrada pelos Inspetores da Polícia Civil, o senhores Eliezer Moreira Batista e Aderbal Herculano Batista Neto, ambos lotados na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas.

Comando do 3º Distrito Naval realiza Inspeção-Administrativo Militar na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará

 
            Nos dias 10 e 11 de julho de 2019 foi realizada, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, a Inspeção Administrativo-Militar, em cumprimento ao Programa Anual de Inspeções Administrativo-Militares (PAIAM-2019) que acontece bienalmente.

Grêmio Recreativo do Corpo de Alunos da Turma Lima/2019 realiza Festa Junina na EAMCE

 
     O Grêmio Recreativo Acadêmico Moacir Costa Lopes, coordenador das atividades extra-classe do Corpo de Alunos da Turma LIMA/2019, promoveu o 5º "ARRAIÁ DO MARUJO", no dia 12 de julho de 2019, nas quadras esportivas da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).
     A festa junina reuniu a Família Naval e convidados com diversas atrações como banda de forró, quadrilha, brinquedos para as crianças, além de comidas típicas da época.

NAS da EAMCE promove Curso de Gestão Financeira Pessoal

 
               Entre os dias 04 de junho e 16 de junho de 2019 foi realizado, nas dependências da EAMCE, o Curso de Gestão Financeira Pessoal: Limites e Possibilidades, ministrado pelo Professor André Albano do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. O curso teve como objetivo orientar as pessoas no planejamento de suas finanças pessoais, a partir da análise do orçamento pessoal e familiar de cada aluno (modelo de consultoria individual). A turma foi formada por um total de 11 alunos entre Oficiais e Praças das OM localizadas no Estado do Ceará.

NAS da EAMCE promove Curso de Gestão Financeira Pessoal

 
       Entre os dias 04 de junho e 16 de junho de 2019 foi realizado, nas dependências da EAMCE, o Curso de Gestão Financeira Pessoal: Limites e Possibilidades, ministrado pelo Professor André Albano do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. O curso teve como objetivo orientar as pessoas no planejamento de suas finanças pessoais, a partir da análise do orçamento pessoal e familiar de cada aluno (modelo de consultoria individual). A turma foi formada por um total de 11 alunos entre Oficiais e Praças das OM localizadas no Estado do Ceará.