Noticias

EAMCE realiza palestra no 10º Depósito de Suprimento do Exército sobre o ingresso na Marinha

      No dia 11 de janeiro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou, no 10º Depósito de Suprimento (10ºDSUP) do Exército Brasileiro, uma palestra que teve como objetivo divulgar a forma de ingresso na Marinha do Brasil por meio das Escolas de Aprendizes-Marinheiros.
     Na ocasião, o 1ºSG-EP Rafhael Sampaio Lopes apresentou aspectos relacionados ao ingresso nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros e a carreira na Marinha do Brasil.

CPAEM/2022 - TURMA PAPA/2023 DA EAMCE

ATENÇÃO !!!

 
Caro Candidato ao Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) da Turma PAPA/2023 da EAMCE, em complementação às orientações e procedimentos da Relação dos candidatos reservas do CPAEM/2022, da Publicação do SSPM, de 17JAN2023, solicito observar as seguintes recomendações e procedimentos para apresentação nesta Organização Militar:

CONVOCAÇÃO RESERVAS CPAEM/2022

📝FORMULÁRIO PARA O BANCO DE DADOS DE ALUNOS💻

EAMCE realiza cerimônia de formatura e juramento à Bandeira de 288 alunos

     A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou, em 22 de dezembro de 2022, a cerimônia de formatura e juramento à Bandeira dos 288 alunos da Turma OSCAR/2022. A solenidade foi presidida pelo Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, ex-Comandante de Operações Navais, e contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos.

CPCE e EAMCE celebram o Dia do Marinheiro com cerimônia de imposição da Medalha Mérito Tamandaré

      A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) comemoraram, no dia 14 de dezembro, o Dia do Marinheiro com uma cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Na ocasião, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a nove militares e civis que se destacaram por divulgar e fortalecer as tradições da Marinha do Brasil (MB).
 

I Festival de Águas Abertas da Marinha do Brasil - "Troféu Almirante Tamandaré"

   Como parte das comemorações da semana da Marinha, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, com apoio da Capitania dos Portos do Ceará, e em parceria com a Federação Cearense de Desportos Aquáticos - FCDA, organizou no dia 11 de dezembro, o I Festival de Águas Abertas da Marinha do Brasil - "Troféu Almirante Tamandaré", uma prova exclusiva para integrantes das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública do Estado do Ceará.

EAMCE realiza cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) realizou cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira. A solenidade foi presidida pelo Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Daniel Rocha.
Diariamente, as Organizações Militares da Marinha do Brasil realizam o cerimonial à Bandeira em duas ocasiões: às 08 horas da manhã e ao pôr-do-sol. No Dia da Bandeira, excepcionalmente, é realizado o cerimonial ao Pavilhão Nacional ao meio-dia.

Servidora Civil da EAMCE é agraciada com a Medalha “Mestre Antônio da Silva”

    No dia 08 de novembro, foi realizada no Salão Nobre do Comando do 7º Distrito Naval a cerimônia de entrega da Medalha “Mestre Antônio da Silva”, destinada aos servidores civis da Marinha do Brasil que melhor se destacaram durante o ano. Tal condecoração remete ao Patrono dos Servidores Civis da Marinha.
    A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, e contou com a presença do Capitão de Mar e Guerra Alexandre Pereira da Silva, ex-Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).

Grumetes da EAMCE e membros da Família Naval participam de atividade de iatismo no projeto “Vem pra vela”

     Os grumetes da turma Oscar-2022 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará e membros da Família Naval, participaram, no dia 4 de novembro, de uma vivência náutica promovida pelo Projeto “Vem pra Vela”.
    As atividades ocorreram na praia de Iracema, onde, os participantes receberam instruções práticas de navegação à vela, familiarizando-se com as embarcações, terminologias e práticas náuticas.
    Ao final do evento, os grumetes e membros da Família Naval foram presentados com medalhas alusivas à atividade.

EAMCE realiza a entrega do Prêmio de História Naval "Escritora Dolores Aquino"

     A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) promoveu cerimônia de premiação aos Grumetes (GR) que obtiveram as melhores notas na disciplina de História Naval, no dia 03 de novembro com a entrega do Prêmio “Escritora Dolores Aquino”. O evento também agraciou os GR que atingiram média igual ou superior a 9,5, o que confere grau de distinção na referida disciplina.
     Os prêmios, que consistiram em livros da área de História Naval, foram oferecidos pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).