Marinha promove 2a Sessão Ordinária da ComTecPolÓleo com a comunidade científica

No dia 01 de julho, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu a 2a Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolOleo), com a comunidade científica. O evento, de cunho estratégico, cumpriu o Memorando Nº 11 do Comandante da Marinha que versa sobre a Comissão e teve o objetivo de integrar todas as atividades em desenvolvimento, monitorar os encaminhamentos decorrentes dos webinários sobre a poluição marinha por derramamento de óleo (13 de abril) e por plásticos (14 de abril) e estabelecer novas ações propositivas para a próxima Sessão Ordinária.

A reunião, presidida pelo DGDNTM, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ocorreu virtualmente e foi estruturada em três palestras, sendo uma de abertura sobre “Poluição Hídrica em Águas Jurisdicionais Brasileiras”, proferida pelo Capitão de Fragata Felipe Otavio Melo Jácome Gurgel, do Comando de Operações Navais (ComOpNav), e em duas exposições sobre as sínteses dos webinários. A primeira, sobre “Poluição Marinha por Derramamento de Óleo”, ministrada pelo Prof. Dr. Moacyr Araújo, Vice-Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, a segunda, sobre “Poluição Marinha por Plásticos”, apresentada pelo Prof. Dr. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Por fim, a reunião também debateu a proposta para elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e demais parceiros, apresentada pela Dra. Fernanda Pirillo do IBAMA.

A realização desses eventos ratificam a importância do diálogo entre os membros da comunidade científica, das autoridades governamentais e da Academia na coordenação de ações se fazem imperiosas para aperfeiçoar as técnicas de monitoramento, prevenção e controle de incidentes futuros de derramamento por óleo e outros poluentes na Amazônia Azul e nas zonas costeiras do nosso país.

A ComTecPolOleo, coordenada pelo Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), OM subordinada à DGDNTM responsável pelos projetos científicos e tecnológicos não nucleares da Marinha, foi criada pela Portaria nº 313/MB, de 26 de outubro de 2020, e tem por objetivo conceber um mecanismo de articulação técnico-científico inclusivo, em prol do aumento da capacidade de detecção, prevenção de impactos, formulação de ações propositivas, ações de respostas tempestivas, bem como em auxílio à mitigação de danos e à definição de melhores práticas, na eventualidade de incidentes ambientais decorrentes da poluição por óleo e outros poluentes no mar.