O resultado de uma linha de pesquisa sobre um mecanismo de ataque cyber eletrônico em sistemas radar, fruto do trabalho sinérgico entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), foi destaque no renomado jornal científico Sensors. A cooperação técnica entre o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), ICT subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), resultou em uma aplicação tecnológica de interesse relevante para a sociedade.
A parceria entre esse conceituado Centro de Análises e os representantes da Academia possibilitou a elaboração de uma versão estendida do artigo publicado na conferência virtual International Workshop on Metrology for the Sea, na itália, em 2020. Os resultados obtidos a partir do desdobramento dessa pesquisa, iniciada no Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e Comunicações (CApA SIC 2019/2020), do CIAW, obteve o seu conceito expandido para os sistemas integrados AIS/ECDIS (Automatic Identification System / Electronic Chart Display and Information System), com design e cenários desenvolvidos pelo CASNAV, demonstrando o valor e a aplicabilidade do trabalho de referência. O artigo também contou com a colaboração acadêmica do grupo de pesquisa do Curso de Segurança da Informação, dos Computadores, das Comunicações e do Espaço Cibernético (SICCCiber), pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF).
A interação entre os especialistas do CASNAV, os alunos do CApA-SIC do CIAW e o corpo acadêmico da UFF motivou o reconhecimento da publicação científica Sensors, um jornal classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como nível A1, considerada a classificação mais proeminente no sistema brasileiro de avaliação de periódicos, na área de ciência da computação.
O trabalho em comento reitera o potencial do Setor de Ciência e Tecnologia e Inovação da Marinha, por meio do CTMRJ, para catalisar as pesquisas em curso no âmbito das instituições civis e militares em benefício do processo de inovação dos projetos científicos e tecnológicos da Marinha, por meio de soluções tecnológicas autóctones.