Diretor do CTMRJ e Comitiva da Marinha do Brasil visitam o Centro Tecnológico do Exército

Image: 

Em 01 de março, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza, integrou a comitiva da Marinha do Brasil composta pela Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), a Contra-Almirante Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, pelo Chefe do Estado-Maior do Comando do Primeiro Distrito Naval, o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Félix, e por mais oito Oficiais Superiores e dois Servidores Civis, que realizou uma visita técnica ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O evento teve por objetivo apresentar os projetos em andamento no CTEx, em particular o Rádio Definido por Software de Desfesa (RDS – Defesa).

Na visita, o Chefe do CTEx, General de Divisão Robson Santana de Carvalho, realizou uma apresentação institucional do CTEx abordando os principais projetos e atividades de pesquisa em andamento.

Na sequência, houve a visita às instalações do Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), principal foco da comitiva, onde foi realizada uma explanação sobre andamento do Projeto, os principais resultados alcançados e as perspectivas futuras, seguida de demonstração de transmissão de duas Formas de Onda simultâneas: uma de voz e outra digital integrada ao software de Comando e Controle “Gerenciador do Campo de Batalha (GCB)”, desenvolvido pelo CDS. Adicionalmente, foi mostrado o software Planejador de Missões, que possibilitará configurar redes rádio de modo intuitivo, rápido e seguro. Também foi apresentado o Projeto do Terminal Integrado de Dados em HF (TID-HF), que consiste na implementação de um dispositivo de hardware x86 de baixo custo para operação na faixa de frequências de HF, dotado das formas de onda implementadas no âmbito do projeto RDS-Defesa, para permitir transmissão de dados e voz de forma interoperável com rádios legados em HF disponíveis nas Forças Armadas (TW7000 da DATRON; Micom 2 da Motorola; System 600 da Yaesu), provendo ao usuário uma interface gráfica de fácil usabilidade.

Posteriormente, a comitiva visitou o Projeto Radar nas instalações do Laboratório de Medidas Eletromagnéticas e o Laboratório de Optrônicos e Sensores (LOS). Na sequência, foi apresentado o Projeto Míssil Superfície-Superfície (MSS 1.2AC). Por fim, a comitiva visitou as instalações da Seção de Tecnologia de Materiais de Carbono, onde pode conhecer os avanços no desenvolvimento da fibra de carbono, obtida a partir de resíduos de petróleo.