Museu Oceanográfico promove série de imagens para a 14ª Primavera dos Museus

Image: 

Entre os dias 21 e 27 de setembro de 2020 foi realizada a “14ª Primavera dos Museus”, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em referência ao evento, considerando o período de pandemia e suas consequências logísticas, o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil, subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação da cadeia de comando do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), produziu uma série de imagens que retratam parte importante de sua história e de seu acervo.

O material foi pensado como forma de participação digital ao evento, como uma “exposição virtual”, para promover o Museu localizado em Arraial do Cabo (RJ) e criado em 1984. Nestes mais de 35 anos de existência, a coleção do Museu cresceu consideravelmente. Além do esqueleto da Orca e de instrumentos que eram utilizados nas pesquisas desenvolvidas no Projeto Cabo Frio, foram sendo doados esqueletos de golfinhos, mandíbulas de tubarões, animais conservados em soluções aquosas, como o tubarão anequim, o tubarão martelo, entre outros.

Apesar de ser um museu voltado para a Ciência, apresenta também variado acervo de arqueologia subaquática, com objetos recolhidos em locais de naufrágios na região de Arraial do Cabo, e de outros temas.