IEAPM realiza ação na Ilha do Cabo Frio em celebração ao Dia Mundial da Limpeza

Image: 

No dia 19 de setembro, o Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), participou da celebração do Dia Mundial da Limpeza 2020 (World Cleanup Day/WCUD 2020). Visando contribuir com as ações de conscientização e preservação ambiental, militares do IEAPM realizaram limpeza na praia da Ilha do Cabo Frio, em Arraial do Cabo (RJ), removendo resíduos sólidos.

Além da atividade, foi realizado, durante o deslocamento para a Ilha, o recolhimento de lixo no mar, com o objetivo de reduzir o impacto da poluição nos oceanos e incentivar a luta contra os plásticos descartáveis que ameaçam a vida marinha e a saúde dos próprios seres humanos.

O Dia Mundial de Limpeza 2020 contou com a participação da Marinha do Brasil e de outros voluntários em todo o país. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos.

Em função da pandemia de COVID19, as ações contaram com a presença de um número reduzido de militares.