CASNAV assina contrato de serviços técnicos com a Fundação Ezute em projeto do Submarino Riachuelo

Image: 

A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que apoia todo o ciclo de vida de programas e projetos, voltados para diversas áreas de atuação, sobretudo de defesa. A contratação se justifica por sua reconhecida competência técnica, pois desde 2011 esse Órgão participa do processo de Transferência de Tecnologia (ToT) e de Conhecimento (ToK) do Sistema de Combate desses meios, proporcionado pela empresa francesa Naval Group.  

O projeto está na Fase 2, de natureza eminentemente técnica, orientada à tradução das capacidades operacionais requeridas pelo Sistema de Combate em Medidas de Eficácia Operacionais. Nessa etapa, são analisadas as ameaças e cenários, e são estudadas a descrição dos sistemas embarcados; a estruturação do plano de avaliação; e a descrição dos procedimentos dos experimentos (Testes Exploratórios).

A experiência adquirida nessa classe contribuirá para fornecer subsídios para o projeto da Avaliação Operacional do Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), especialmente no que diz respeito à verificação dos recursos de gravação e de extração de dados com os quais esse submarino é dotado.

O CASNAV é uma ICT capaz de prover soluções, prioritariamente, nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia. Sob a coordenação do CTMRJ, trabalha para otimizar o emprego dos meios e o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha.