CASNAV inaugura Simulador de Paraquedas no Batalhão TONELERO

Image: 

No dia 29 de maio, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), promoveu a inauguração do Simulador de Navegação de Paraquedas Fase de Velame Aberto (SNPVA) no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFEE), por meio do descerramento da placa de inauguração. O evento foi realizado sem aglomerações, em face das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em vigor.

O SNPVA é um simulador moderno, que utiliza equipamentos de Realidade Virtual de última geração e incorpora modelos físicos e matemáticos extremamente precisos, além de utilizar tecnologia de ponta em geração de cenários virtuais e modelos tridimensionais. A Marinha do Brasil já utiliza o simulador na formação de seus militares nos cursos de Salto Livre, o que levou o Exército Brasileiro a também manifestar interesse em adquiri-lo para suas unidades de tropa de operações especiais.

Com a conclusão do desenvolvimento dessa fase do simulador, o CASNAV iniciará ainda em 2020, a Fase 2 do projeto que busca incorporar novas possibilidades ao SNPVA, permitindo que mais tarefas afetas à atividade de Salto Livre Operativo possam ser treinados, como saltos em grandes altitudes (HAHO e HALO) com a visualização dos equipamentos de apoio necessários a essa atividade avançada (GPS e Bússola) e a possibilidade de cenários diurnos e noturnos.

A inauguração desse Projeto no Batalhão Tonelero demonstra a capacidade do CASNAV em apoiar o Setor Operativo no cumprimento de sua missão, reforçando a expertise da ICT em prover soluções criativas nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia, com vistas à otimização de desempenho dos sistemas digitais operativos e administrativos e, no sentido mais amplo, o desenvolvimento científico e tecnológico.