Militares da Fragata Defensora são capacitados pelo Simulador de Passadiço do CASNAV

Image: 

Nos dias 18 e 20 de maio, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a equipe de navegação da Fragata Defensora para um adestramento no Simulador de Passadiço (SIMPASS). Por tratar-se de um simulador flexível em termos de arquitetura e capaz de gerar diferentes camadas de imersão, foi possível ao CASNAV executar uma reconfiguração que atendesse aos objetivos específicos do treinamento solicitado, focado em equipes de navegação. A iniciativa possibilita, no futuro, apoiar o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) em adestramentos de pequenos vultos, a fim de atender as necessidades do setor operativo.
 

Foram adestradas as equipes de navegação de Passadiço e do Centro de Informações de Combate daquele navio, as quais utilizaram o software de simulação de passadiço e radar desenvolvidos pelo CASNAV.  O adestramento foi realizado de forma segura, respeitando os protocolos preconizados pela Saúde Naval e teve o objetivo de maximizar a capacitação dos militares nas tarefas afetas à navegação visual e radar em águas restritas. Em contrapartida, o adestramento também permitiu àquela ICT verificar o desempenho do simulador e realizar testes de usabilidade da nova versão do sistema, em fase final de desenvolvimento para a Escola Naval.
 

O SIMPASS desenvolvido pelo CASNAV é o primeiro Simulador de Passadiço nacional e possui versões instaladas no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e em diversas Capitanias ao logo da costa brasileira.  O simulador é capaz de reproduzir uma situação real através da simulação de um navio para treinar e capacitar as tripulações. Ele incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos, geração de ondas e de todos os estados do mar, possui gráficos para instrumentos e visualização para fora da janela do navio. O software de controle permite criar cenários em vários locais e para diferentes tipos de operações, seguindo normas de certificação Det Norske Veritas (DNV). Trata-se de um simulador completo, que permite a realização de treinamentos realistas, para uma imensa gama de cenários, incluindo fainas de controle de avarias, incêndio, falhas em equipamentos, panes elétricas, entre outros.
 

O CASNAV é uma Organização Militar capaz de prover soluções, prioritariamente, nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia. E sob a coordenação do CTMRJ, trabalha para otimizar o emprego dos meios e o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha e do País.