DGDNTM realiza desinfecção do Complexo Naval da Ribeira

Image: 

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), por meio do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 17 de abril, ações de antissepsia nas instalações do Complexo Naval da Ribeira, localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro-RJ. A iniciativa visa à prevenção e o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Durante a ação, foi empregada a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), integrada por militares da Marinha do Brasil aptos a atuarem em ações de descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

A desinfecção beneficiou mais de 500 pessoas lotadas na Força de Trabalho do Complexo, entre militares e servidores civis. A operação foi realizada de forma segura, fora do horário de expediente, sem aglomeração, e  consistiu na aplicação dos produtos químicos à base de hipoclorito de sódio, com cloro ativo, e álcool 70%, nos locais. Foram descontaminados o Auditório, o prédio da Divisão de Manutenção, o Departamento de Saúde, o Rancho e o Grupo de Sistemas de Armas do Instituto de Pesquisas da Marinha.

O CTMRJ sobreleva-se no tocante à Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos e Serviços considerados de relevância para o Poder Naval, tendo como propósito de gerenciar os respectivos processos no âmbito do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil. Também cabe ao Centro prestar orientação técnica, em suas áreas de conhecimento, às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinadas, consoante a Estratégia Nacional de Defesa, à Estratégia de CT&I da Marinha e às políticas que lhes conferem sustentação.

O CTMRJ contribui com ações planejadas pela Operação “Grande Muralha”, no âmbito do Ministério da Defesa, para combate aos impactos da pandemia do coronavírus no Brasil, empreendendo esforços para preservar ao máximo a saúde de sua Força de Trabalho e para manter, na medida do possível, o andamento das complexas tarefas que lhe são atribuídas.