
Como parte da programação dos 64 anos do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Instituição Científica e Tecnológica subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), foi realizado, no dia 11 de julho, uma campanha de doação de sangue.
Na ocasião, uma equipe do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) esteve na sede do CTMRJ, na Ilha do Governador (RJ), realizando a coleta e cumprindo o protocolo de cuidados e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, 43 militares do CTMRJ e IPqM realizaram a doação, que ocorreu em um período da manhã. A ação teve o intuito de incentivar a doação voluntária para repor os estoques de sangue do HNMD.
Para o Capitão-Tenente Ronan Vieira Ferreira, do IPqM, doar é mais que um ato de solidariedade “Sou doador há muitos anos e sei que doar sangue é uma oportunidade de ajudar alguém. Por mais que eu não saiba quem estou ajudando no momento da doação, sei que o sangue chegará no momento vital para quem precisa.” declarou. Segundo dados, uma única bolsa doada pode ser usada em até quatro pacientes, ou seja, pode salvar a vida de quatro pessoas.