
No dia 10 de abril, a Marinha do Brasil, por intermédio do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e a empresa de construção naval DGS Industrial Ltda assinaram o acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
A parceria visa promover estudos e análises conjuntas dos conceitos técnicos e operacionais relativos à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de embarcações autônomas e remotamente controladas, que, futuramente, poderão contribuir com o aumento da capacidade operacional das Forças Navais por meio de um conteúdo nacional altamente tecnológico.
Com a parceria, será possível agregar conhecimento ao projeto do Veículo de Superfície Não Tripulado (VSNT), em execução no CASNAV, e incrementar o grau de maturidade tecnológica e industrial da DGS, por meio dos estudos conjuntos que serão desenvolvidos pelos parceiros. Serão discutidos, ainda, durante o transcorrer do presente acordo, as características essenciais para o casco da embarcação e as adaptações necessárias para seu pleno emprego operativo.
Sobre o projeto:
O projeto VSNT, em andamento no âmbito do Setor de Ciência e Tecnologia da Marinha, visa desenvolver tecnologias específicas no ramo de veículos autônomos e remotamente pilotados, por meio de uma família de veículos de superfície. O primeiro deles será especialmente empregado nas tarefas de contramedida de minagem (CMM). Para essa atividade, a embarcação precisa possuir algumas características especiais para os materiais do casco da embarcação, portanto, a DGS apresentou-se como potencial parceira do projeto, já que emprega tecnologia de fabricação própria (Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas – ETRH) e materiais que oferecem maior resistência e durabilidade que os cascos em alumínio, fibra de vidro ou infláveis, além de serem 100% amagnéticos.