Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 24/04/2025 - 11:33
  • Atualizado em 24/04/2025 - 11:37
Compartilhe:

CPRJ homologa aumento do calado do Canal do Terminal do Porto do Rio de Janeiro

Dragagem do Canal do TECON-RJ concluída

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) homologou, em 1° de abril, a ampliação do calado operacional do Canal do Terminal de Contêineres (TECON), de 14,6 metros para 15,3 m, após a conclusão das obras de dragagem. 

O projeto, executado pela Autoridade Portuária do Rio de Janeiro, a PortosRio, contou com um investimento de R$ 163 milhões, e incluiu, além da dragagem, a atualização da sinalização náutica, para aumentar a segurança da navegação.

A conclusão desse projeto viabiliza as manobras de navios de maior porte, com comprimentos acima de 349 m, incluindo embarcações de até 367 m, de até 52,50 m de boca e de até 15,30 m de calado, como os ULCV (Ultra Large Contêiner Vessel) da classe New Panamax, de 366 m de comprimento.

Esse avanço resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas, considerada de extrema importância para otimizar a eficiência logística e fortalecer a competitividade do Porto do Rio de Janeiro no cenário global, dado o contínuo aumento das dimensões dos navios conteineiros.

A CPRJ, no cumprimento de sua missão como Agente da Autoridade Marítima, reforça seu compromisso com a segurança da navegação e a modernização da infraestrutura portuária, contribuindo para o desenvolvimento do setor marítimo do Estado do Rio de Janeiro e para o fortalecimento da economia nacional.