Perguntas Frequentes

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DOS CANDIDATOS A SOLDADO FUZILEIRO NAVAL E SARGENTO MÚSICO FUZILEIRO NAVAL

1) Quais os requisitos para ser um Soldado Fuzileiro Naval?

Para se tornar um Soldado Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil é necessário preencher os requisitos específicos que poderão ser verificados no Edital do concurso. Entre os principais requisitos estão: ser brasileiro do sexo masculino, com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos, em 30 de junho do ano de formação, e ter o Ensino Médio ou Técnico completo.

2) Quais os requisitos para ser um Sargento Músico Fuzileiro Naval?

Para se tornar um Sargento Músico Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil é necessário preencher os requisitos específicos que poderão ser verificados no Edital do concurso. Entre os principais requisitos estão: ser brasileiro, ambos os sexos, com 18 anos completos e menos de 25 anos de idade, em 30 de junho do ano de formação, e ter o Ensino Médio ou Técnico completo.

3) Ainda não completei o ensino médio, mas estou no último ano. Posso fazer a prova?

Sim, porém, caso o candidato seja aprovado em todas as etapas do concurso, é necessário apresentar documentos que atestem a conclusão do ensino médio para a matrícula no curso.

4) Por que é tão importante que o candidato leia o Edital?

O edital é o documento que rege o concurso público, onde estão estabelecidas as regras e etapas do certame que deverão ser cumpridas pelo candidato e por todos que coordenam o concurso. Solicitamos que o candidato leia o edital atentamente e acompanhe as atualizações sobre a prova por meio do site www.marinha.mil.br/cgcfn, no espaço “Concurso para o CFN”.

5) Onde encontro a data e o local da prova?

A data e os locais de realização da prova serão divulgados oportunamente na página do concurso,no site www.marinha.mil.br/cgcfn, no espaço “Concurso para o CFN”. Logo, o candidato deve acompanhar a atualização de novas informações do concurso na internet.

6) O concurso tem relação com o Alistamento Militar Obrigatório?

O Posto de Recrutamento do Corpo de Fuzileiros Navais não realiza o Serviço Militar Obrigatório.

Poderão realizar o concurso:

* cidadãos que são militares da ativa;

* reservistas (com graduação inferior a cabo);

* candidatos que sobraram no Serviço Militar Inicial obrigatório por excesso de contingente;

* candidato que está em processo de Alistamento Militar obrigatório.

Para mais informações entre em contato pelo Posto de Recrutamento do Corpo de Fuzileiros Navais pelos telefones (21) 2101-0899 / (21) 2101-0892. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08h às 15h30.

7) Como calcular o limite de idade?

A data de referência para a idade exigida no Edital é o dia 30 do mês de junho. Desse modo, o candidato a Soldado Fuzileiro Naval deverá ter no mínimo 18 e no máximo 21 anos, em 30 de junho do ano de formação. Para o candidato a Sargento Músico Fuzileiro Naval, 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia 30 de junho do ano de formação.

Cabe ressaltar que a Marinha do Brasil oferece concursos públicos de acordo com faixas etárias e nível de escolaridade.

Para saber mais, acesse: www.marinha.mil.br/sspm

8) Preciso ter Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para fazer a inscrição?

Sim. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, em tempo hábil, a fim de permitir sua inscrição.

9) Ao fazer a inscrição para o concurso de Soldado Fuzileiro Naval, há dois momentos em que devo escolher uma localidade. Qual é a diferença entre as duas escolhas?

As opções são referentes ao Órgão Executor da Seleção (OES) e Estágio Inicial. O candidato, ao realizar a inscrição, deverá optar pelo OES, ou seja, o local onde deseja realizar as etapas do concurso. As opções estão descritas no Edital. Deve-se optar pela localidade mais próxima à residência ou que seja de fácil acesso para o candidato cumprir as diversas etapas do processo seletivo, como o Exame de Escolaridade, a Inspeção de Saúde, o Teste de Aptidão Física de Ingresso, entre outros.

Já o local onde deseja realizar o Estágio Inicial, trata-se do local onde deseja servir inicialmente após o curso de formação. Caso as vagas oferecidas para a localidade escolhida pelo candidato como primeira opção tenham sido completadas, ele poderá ser designado para outras localidades aonde ainda existam vagas remanescentes.

Assim, os locais escolhidos para realizar as etapas do concurso e para Estágio Inicial podem ser diferentes, visto que nem todas as localidades que contam com um Órgão Executor da Seleção possuem vagas após o curso de formação.

10) Ao fazer a inscrição no concurso de Soldado Fuzileiro Naval, tenho que escolher entre Turma I ou Turma II. Qual é a diferença?

A principal diferença entre elas é que ao escolher a Turma I o candidato opta por realizar o curso de formação no primeiro semestre do ano e ao optar pela Turma II, opta pelo curso no segundo semestre do ano. As demais diferenças estão previstas no edital.

11) Vou receber e-mail de confirmação da minha inscrição?

Não. A confirmação da inscrição deve ser acompanhada na página do concurso na internet, no link “confirmação de inscrição”.

12) Já paguei a inscrição, mas não consegui imprimir o comprovante ainda.

A efetivação do pagamento pelo banco leva em torno de 15 dias úteis. Solicitamos que o candidato acompanhe pela página do concurso na internet a confirmação da inscrição. Caso não consiga imprimir o comprovante de inscrição até o dia anterior a prova, deverá comparecer normalmente ao local de prova com o boleto bancário pago e procurar a coordenação do concurso local que verificará se o pagamento foi devidamente efetivado e, caso afirmativo, autorizará o candidato a realizar o Exame de Escolaridade.

13) Não paguei meu boleto dentro do prazo. Como procedo?

A impressão e pagamento do boleto estarão disponíveis até a data limite prevista no edital do concurso. Se o boleto for impresso e pago dentro deste período, o candidato terá seu direito assegurado para realizar o Exame de Escolaridade. Caso o candidato não tenha realizado o procedimento acima descrito, será necessário aguardar a abertura do próxima concurso e observar os requisitos previstos no edital.

14) Vou receber contato informando sobre as próximas etapas do concurso?

Não. Durante o processo seletivo, o candidato deverá acompanhar as atualizações na página do concurso, para se manter informado, e, caso convocado, comparecer ao OES - Órgão escolhido para realizar as demais etapas do certame.

15) O que devo levar para realizar o exame de escolaridade?

Os candidatos deverão estar nos locais de realização do Exame de Escolaridade portando lápis preto nº 02, caneta esferográfica azul ou preta, borracha, prancheta, comprovante de inscrição e documento de identificação original, em meio físico, com assinatura e fotografia na qual possa ser reconhecido. Ressalta-se que não é aceita a identificação em formato digital, cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo de solicitação de renovação de documento.

16) Se eu for aprovado na prova escrita já estarei classificado para o curso?

Não. O Exame de Escolaridade (prova escrita) é apenas o primeiro passo do processo seletivo que, no caso do concurso para Soldado Fuzileiro Naval, é composto por seis etapas: Exame de Escolaridade; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Teste de Aptidão Física de Ingresso; Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos. Após a aprovação em todas as etapas, será definido o resultado final do processo, cuja classificação será baseada na nota obtida no Exame de Escolaridade.

Já no concurso para Sargento Músico Fuzileiro Naval, além das etapas referidas acima, acrescenta-se a Prova Prática de Música, totalizando sete etapas. A classificação final é definida através da média das notas obtidas no Exame de Escolaridade e na Prova Prática de Música.

Para candidatos que optem pela reserva de vagas, em conformidade com a Lei n° 12.990, de 09 de junho de 2014, é realizado, ainda, o Procedimento de Heteroidentificação, regulamentado pela Portaria n° 4.512, de 04 de novembro de 2021, do Ministério da Defesa.

O resultado final da seleção para Soldado Fuzileiro Naval e para Sargento Músico Fuzileiro Naval é divulgado no site oficial do concurso:

https://www.marinha.mil.br/cgcfn/

17) Se eu for aprovado em todas as etapas estarei classificado para o curso?

Não. Os candidatos classificados são aqueles aprovados, ao final do concurso, dentro do número de vagas previstas no Edital e que serão convocados para o curso de formação. No concurso para Soldado Fuzileiro Naval, são convocados para realizar as demais etapas os candidatos aprovados no Exame de Escolaridade, até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas. No concurso para Sargento Músico Fuzileiro Naval, serão convocados para as etapas seguintes aqueles aprovados no Exame de Escolaridade e na Prova Prática de Música, até seis vezes o número de vagas disponibilizadas, de acordo com cada naipe.

18) As etapas são todas classificatórias? Isto é, meu desempenho pode melhorar minha classificação?

Não. No caso do concurso para Soldado Fuzileiro Naval, a única etapa classificatória é o Exame de Escolaridade. No caso do concurso para Sargento Músico Fuzileiro Naval, as etapas classificatórias são o Exame de Escolaridade e a Prova Prática de Música. As demais são eliminatórias.

19) O fato de ter uma tatuagem me impede de ingressar no Curso de Formação, caso eu seja aprovado?

De acordo com a Lei nº 14.296, de 04 de janeiro de 2022, é uma condição de inaptidão possuir tatuagem que faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas; à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação, ao preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou à ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas. Além disso, é proibido o uso de qualquer tipo de tatuagem na região da cabeça, do rosto e da face anterior do pescoço que comprometa a segurança do militar ou das operações.

Caso seja aprovado, o candidato, por ocasião da Inspeção de Saúde, que é uma das etapas do processo seletivo, será avaliado por um Perito Médico, que poderá definir se a tatuagem se enquadra no estabelecido no Edital ou não.

20) Há outra maneira de eu me tornar um Fuzileiro Naval?

Sim. Como Oficial, há os concursos para Escola Naval e para o Quadro de Oficiais Complementar de Fuzileiros Navais. As informações podem ser obtidas por meio do site: www.marinha.mil.br/sspm