INFORMAÇÕES

O que é o NAS?

O Núcleo do Serviço de Assistência Social (NAS) do CPesFN é um setor da Organização Militar (OM) que presta serviço integrado de apoio aos usuários nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social.

 

Quem pode ser atendido pelo NAS do CPesFN?

Militares e servidores civis da ativa, bem como seus dependentes instituídos, lotados nas OM que compõem o complexo da Fortaleza de São José (Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, Comando do Material de Fuzileiros Navais, Batalhão Naval e Companhia de Polícia do Batalhão Naval).

 

Quais os serviços prestados pelo NAS?

Os principais serviços prestados aos usuários são os atendimentos nas áreas de Psicologia, realizados por meio de orientação psicológica e psicoterapia de curta duração(*); de Serviço Social, realizados por meio de atendimentos sociais de atenção e apoio aos indivíduos e às famílias; e de Direito, realizados por meio de orientações jurídicas.

Além dos atendimentos individuais, o NAS realiza durante todo o ano atividades coletivas e socioeducativas relacionadas às três áreas de conhecimento que atuam no Núcleo, de modo a oferecer aos usuários, a possibilidade de ampliarem seus conhecimentos sobre várias temáticas da atualidade que possam servir para melhorar sua qualidade de vida. São exemplos de atividades coletivas as palestras, dinâmicas de grupo e intervenções voltadas à integração tais como os projetos “Família Adsumus!” e “Construindo o Futuro”.

(*) quando não puderem ser realizadas pelo Sistema de Saúde da Marinha.

 

Como o público interno pode acessar os serviços oferecidos?

O público interno (militares e servidores civis) deverá comparecer ao NAS portando a Papeleta de Encaminhamento (Anexo “C” da DGPM-501 – 6ª Revisão) e realizar o agendamento do atendimento diretamente com o profissional desejado ou na Secretaria do Setor. Caso o usuário apresente dúvidas quanto ao preenchimento da Papeleta, poderá contar ainda com o apoio do Elemento de Ligação de sua OM para esclarecimentos iniciais.

 

O que é um Elemento de Ligação?

O Elemento de ligação é um militar instituído oficialmente por sua OM, que tem como atribuição facilitar o acesso e multiplicar informações sobre a Assistência Integrada aos militares de sua unidade, sendo, para isso, permanentemente instruído pelo NAS a que estiver vinculado.

 

Como o público externo pode acessar os serviços oferecidos?

O público externo poderá entrar em contato com os profissionais do NAS por meio do telefone (21) 2126-5135 para agendamento do atendimento e esclarecimento das informações desejadas, ou encaminhar suas dúvidas para o endereço eletrônico cpesfn.nas@marinha.mil.br.

 

Horário de atendimento ao público: de 9h30 as 11h30; e 13h30 as 15h30, de segunda a sexta-feira, exceto em situações de feriado.

 

COVID-19

Visando contribuir com as medidas adotadas para a redução do contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), o NAS vem adotando protocolos de atendimento remoto, dando a segurança devida ao usuário e profissional, baseado nas diretrizes estaabelecidas pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, tais como:

- Os atendimentos presenciais devem ficar restritos aos casos julgados indispensáveis;

- Caso o profissional julgue indispensável o atendimento presencial, esse deve ser realizado em local arejado e que permita manter uma distância segura (2 metros) entre as pessoas e;

- Em nenhuma hipótese é permitido aglomeração de pessoas na sala de espera ou outros espaços. Para isso, os atendimentos presenciais devem ser realizados exclusivamente mediante agendamento.