No dia 27 de outubro, foi realizado o Exame de Escolaridade para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. A prova foi aplicada a nível nacional, com o apoio dos Órgãos Executores da Seleção situados nos diversos Distritos Navais. No Rio de Janeiro, o certame ocorreu no estádio do Maracanã e contou com a organização do Departamento de Recrutamento e Seleção do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN).
Em todo o País, 17.092 candidatos inscritos disputaram as 960 vagas. O concurso foi realizado com base nas medidas sanitárias determinadas no Plano de Atividades da Marinha para o enfrentamento à Covid-19, tais como: desinfecção dos locais de prova, medição de temperatura dos candidatos, além do uso obrigatório de máscaras de proteção individual.
Para o candidato do Rio de Janeiro, Raniel de Mello, de 20 anos, o concurso foi realizado de forma segura, respeitando as medidas de saúde. “A prova seguiu os protocolos sanitários, foi tudo correto. Todos estavam com máscaras de proteção, os candidatos tiveram a temperatura medida e foi respeitado o distanciamento”, declarou.
A primeira etapa do processo seletivo consistiu em exame de escolaridade, com prova de Português e Matemática. Os aprovados na etapa inicial passarão ainda por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.