Entre os dias 22 a 24 de junho, a Escola de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EsDefNBQR), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), ministrou três instruções com a finalidade de capacitar 59 civis e militares para ações de limpeza e desinfecção contra a Covid-19 em Organizações Militares (OM).
A ação, ocorrida no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes Centro (CEFAN), no Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Janeiro (GptFNRJ), faz parte da Operação Grande Muralha e busca o combate ao Coronavírus dentro das OM. Também, no dia 23 de junho, 26 militares do Batalhão de Comando e Controle, que irão compor o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Santos, participaram de uma capacitação básica em desinfecção realizada pela EsDefNBQR.
A capacitação teve o objetivo de habilitar equipes de desinfecção, seguindo as orientações do Bono nº 438 do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. Após a instrução, os militares e civis participantes poderão atuar tanto na desinfecção rotineira e preventiva quanto nas atividades de descontaminação nas OM.