CIASC ministra II Estágio de Operações Humanitárias

No dia 29 de junho , o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o II Estágio de Operações Humanitárias. preparar Oficiais e Praças das Forças Armadas Forças Auxiliares e Civis para participarem de Operações Humanitárias, quer sejam aquelas conduzidas sob a égide da Organização das Nações Unidas , no curso de uma Operação de Paz, ou as executadas em atendimento aos compromissos internacionais firmados pelo Brasil.

Durante o estágio, foram ministradas instruções com a finalidade de disseminar conhecimentos sobre o Sistema Internacional de Resposta Humanitária, contando com palestrantes da Agência de Refugiados da ONU, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, da UNIC-Rio e de Oficiais da Marinha do Brasil com vasta experiência em Operações Humanitárias e de apoio aos Órgãos de Defesa Civil. Adicionalmente, os estagiários tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas, como visitar o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico e o Navio Doca Multipropósito Bahia.

Neste ano, o Estágio contou com a participação de 60 alunos, dentre militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro e de Civis da Escola Naval, da Escola de Guerra Naval, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do ABC, da Universidade Veiga de Almeida, da Universidade Estácio de Sá, do Centro Universitário Augusto Motta e da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz.