O Hospital Naval de Natal promoveu, no dia 30 de setembro, um dia especial de promoção, prevenção à saúde e qualidade de vida, com a mobilização de toda sua equipe multidisciplinar (serviço social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia e medicina) no intuito de informar os militares, servidores civis e usuários do Sistema de Saúde da Marinha, sobre as medidas que geram impacto na melhoria das condições e modos de vida, ampliando as potencialidades da saúde individual e coletiva, objetivando a redução das vulnerabilidades e dos determinantes de riscos à saúde.
Conscientes da importância sobre a prevenção de doenças por meio de ações que envolvam orientações para se obter qualidade de vida e evitar, assim, o surgimento de agravos à saúde. Os especialistas realizaram assistência direta ao paciente por meio de avaliações e orientações, visando prevenir e diagnosticar doenças.
A farmacêutica 1Ten (RM2-S) Anne Karoline de Almeida Pereira considera que esta ação visa promover o uso racional de medicamentos, com objetivo de instruir o paciente a receber os medicamentos apropriados à sua necessidade clínica, na dose e posologia corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
O Serviço de Fisioterapia do HNNa, visando à prevenção de patologias causadas por maus hábitos posturais, esteve presente com a participação da 1º Ten (RM2-S) Teresa Cristina de Freitas Nery, que abordou o tema “ergonomia”, evidenciando os hábitos posturais inadequados assumidos em nosso cotidiano e que podem acarretar lesões articulares e musculares. A oficial distribuiu cartilhas informativas e ensinou exercícios simples, que podem ser feitos em casa e no trabalho, de forma a proteger o sistema mioarticular e evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Além disso, as Dislipidemais são consideradas um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, que representam a principal causa de morte nos países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil. Apesar dos grandes avanços nas áreas de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, aponta-se a prevenção como o principal caminho para combater esse problema. “O esclarecimento à família naval sobre os alimentos que contribuem e/ou previnem para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares se torna relevante, uma vez que a alimentação saudável é fator primordial para prevenção e tratamento das dislipidemias,” disse a 1ºTen (RM2-S) Tatiana da Silva Olivieri Cavalcante.
Outra doença e a Diabetes Mellitus, que está entre as 5 doenças que mais matam e a Hipertensão Arterial Sistêmica é o mais importante fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país. Considerando que a prevenção e a detecção precoce são extremamente importantes para o diagnóstico e controle das doenças citadas, o Serviço de Enfermagem do HNNa desenvolveu ações de verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos sobre Diabetes e Hipertensão, fatores de risco, complicações e como controlar essas doenças. O programa de imunização realizou orientações e distribuição de folder informativo a respeito dos imunobiológicos disponíveis no setor.
A Divisão de Odontologia, por meio da palestra “Saúde Bucal”, orientou a forma correta da escovação e os cuidados necessários com a higiene oral, destacando as possíveis patologias decorrentes de uma má escovação. Após a palestra, os pacientes afirmaram que não sabiam a maneira correta de escovar os dentes e de identificar os riscos de tal descuido. “Aprendi que escovava errado. Aprendi que o fio dental deve ser utilizado antes da escovação. Eu fazia ao contrário”, disse Maria Blastia, participante do Grupo Xó Pressão.
A saúde oral também depende da harmonia das funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração. Por isso, a 1º Ten (RM2-S) Daniela Dantas Galvão, ajudante do Serviço de Fonoaudiologia, explicou a importância das funções orais, fazendo ligação com a nutrição e odontologia visando uma saúde oral adequada.
Outro tema abordado foi a violência doméstica, que é um fenômeno de extrema gravidade, que impede o pleno desenvolvimento social e coloca em risco mais da metade da população do País. Sob diversas formas e intensidades, a violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. Mesmo assim, frases como essas ainda são amplamente repetidas, responsabilizando a mulher pela violência sofrida e minimizando a gravidade da questão. Diante deste quadro, curtos filmes sobre prevenção da Violência Doméstica numa perspectiva sócio-educativa e informativa foram transmitidos nas Salas de Espera do HNNa.
Assim, o evento promovido pelo Departamento de Saúde do HNNa contou com a participação de militares, funcionários civis e nossos pacientes, que abrilhantaram esse momento tão importante.