Heráldica
A Heráldica tem regras fixas como qualquer Ciência ou Arte. Alguns autores consideram-na Ciência dos Brasões; outros, Arte dos Brasões. Ela proporciona uma orientação segura na identificação de edifícios, pedras tumulares, objetos de várias espécies e documentos iconográficos.
Descrição
Num escudo boleado, encimado pela coroa naval, colocado sobre uma âncora de vermelho, em campo de azul um bastião de ouro, lavrado de preto e sainte de faixado ondado de azul e prata; em chefe, estrela de cinco pontas, de prata, com cauda luminosa do mesmo metal.
Explicação
No campo de azul, esmalte clássico da Marinha - também memorada pelo faixado ondado de azul e prata - o bastião de ouro, lavrado de preto, recorda o célebre Fortaleza dos Reis Magos, em sua época a maior fortificação da América Portuguesa, construção iniciada por Manuel de Mascarenhas Homem em 6 de janeiro de 1598. A estrela de prata, em chefe, lembrando a de Natal, guia dos Reis Magos, como égide heráldica e característica simbólica da capital do Estado do Rio Grande do Norte a ela se reporte, como sede do Distrito Naval em apreço.