A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), em apoio a mais um evento náutico no Estado do Ceará, esteve presente e colaborou com a realização da XXVI Regata da Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, localizado a 110Km da sede. Essa Regata é conhecida como a festa mais tradicional daquela Região.
A Regata teve início na manhã do dia 24 de julho e contou com a participação de 37 embarcações, nas categorias de jangadas e paquetes. No dia anterior, a Equipe de Inspeção Naval da CPCE realizou uma palestra para os participantes e representantes da comunidade marítima daquela região, ressaltando a necessidade do cumprimento da legislação sobre a segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana no mar e da prevenção da poluição hídrica. A abordagem da palestra muito contribuiu para que o evento ocorresse dentro dos padrões estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima, reforçando o incremento da mentalidade marítima.
Antes da largada da Regata, a Equipe de Inspeção Naval da CPCE realizou uma verificação em todas as embarcações, verificando a documentação da embarcação, as condições de navegabilidade de cada uma delas, a habilitação dos seus condutores e o estado dos coletes salva vidas.
Desde antes da realização do evento, por ocasião da fase de planejamento, a CPCE manteve os respectivos organizadores orientados, alertando quanto à necessidade do cumprimento rigoroso das regras previstas na NORMAM-03/DPC, e providenciou o isolamento da área marítima demarcada para a realização do evento, inclusive com publicação em Aviso aos Navegantes, contribuindo para a segurança da navegação e para a salvaguarda da vida humana no mar.