Pular para o conteúdo principal

Hospital Naval de Natal e UNP promovem primeiro Curso de Capacitação em Emergências Médicas

O Hospital Naval de Natal (HNNa), em pioneira parceria com a Universidade Potiguar (UnP), promove o primeiro Curso de Extensão em Emergências Médicas, consolidando seu compromisso com a educação continuada e a excelência na formação de profissionais da saúde. Iniciado no dia 5 de julho, o curso teve sua aula inaugural realizada no dia 18 de julho, no auditório da UnP, reunindo autoridades acadêmicas e representantes da Marinha do Brasil em um marco histórico para a medicina de urgência na região.

Esta iniciativa do HNNa, com o apoio institucional da UnP, representa um significativo avanço na integração entre o conhecimento militar naval e a academia, demonstrando como a Marinha do Brasil amplia seu papel estratégico na formação de recursos humanos especializados. O curso, que se estende até 2 de agosto, combina aulas teóricas, com práticas avançadas, como intubação orotraqueal, acesso venoso central, ultrassonografia POCUS e simulações realísticas, favorecendo especialmente a capacitação dos médicos militares que servem no Hospital Naval. Como parte desta parceria, os alunos da UnP também acompanham os plantões no HNNa, vivenciando, na prática, a rotina hospitalar militar e enriquecendo sua formação acadêmica. Segundo o diretor do hospital, Capitão de Mar e Guerra Médico Fabio Costa Souza, “a educação continuada é fundamental para mantermos nossos profissionais sempre atualizados com as melhores práticas médicas, garantindo, assim, o mais alto nível de atendimento à família naval”.

Além de fortalecer diretamente o corpo médico da instituição, esta parceria exemplifica o compromisso do HNNa em contribuir para o desenvolvimento da medicina de emergência, beneficiando a família naval e seus dependentes, com atendimento ainda mais qualificado, reafirmando a missão institucional da Marinha de servir ao Brasil com excelência e dedicação.

Compartilhe: