Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca apoia Circuito Petrobras de Vela 2016 – Etapa Ponta do Mel

A Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (AgBranca) apoiou, nos dias 20 e 21 de maio, o “Circuito Petrobras de Vela 2016” realizado no povoado de Ponta do Mel, município de Areia Branca, RN.
A abertura do evento foi realizada na noite do dia 20 de maio e contou com a presença de representantes da Petrobras, organizadora do circuito, da AgABranca, da Prefeitura Municipal e da Colônia de Pescadores de Areia Branca, além, de grande participação da comunidade local.
Militares da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca proferiram a palestra “Segurança da Navegação – Orientar e Educar” que buscou transmitir procedimentos simples que devem ser seguidos pelos pescadores antes, durante e depois de sua ida ao mar, com foco principal na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica por embarcações.
No fim das atividades do dia, foi prestada uma homenagem aos pescadores Manoel Anchieta Rodrigues e Francisco Antônio Rodrigues, moradores da localidade, desaparecidos após o emborcamento da embarcação “Navegante”, no mês passado, e realizada a distribuição aos pescadores, pela Petrobras, de kits de segurança com boias e coletes salva vidas.
No sábado pela manhã, as atividades recomeçaram com competições de futebol de areia e a atração principal, a regata à vela, que faz parte do calendário de eventos da Petrobras e tem o propósito de levar às comunidades pesqueiras os conceitos de conservação ambiental e saúde, relacionados às atividades dos próprios pescadores. A Regata contou com a participação de 27 embarcações à vela divididas em três categorias, classificadas de acordo com o tamanho de cada embarcação.
A Marinha do Brasil esteve presente com uma equipe da AgABranca que realizou uma inspeção em todas as embarcações competidoras, verificando os equipamentos de segurança e a habilitação dos pescadores, além de acompanhar todo o percurso, zelando pela segurança do evento, e salvaguarda da vida dos competidores.