O Comando do 3º Distrito Naval realizou, nos dias 14 e 15 de maio, a Verificação de Proficiência (VP) na Agência da Capitania dos Portos em Aracati, organização militar subordinada à Capitania dos Portos do Ceará, com o objetivo de padronizar os procedimentos inerentes às atividades do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário.
Durante este período, foram verificadas as condições do material e a situação de manutenção dos equipamentos, bem como o nível de adestramento dos militares. Os inspetores da VP conduziram exercícios padronizados dos setores Ensino Profissional Marítimo, Inquéritos e Investigação de Acidentes e Fatos de Navegação, Inspeção Naval, Busca e Salvamento (SAR), Viaturas Orgânicas, Embarcações, Tecnologia da Informação, Atendimento ao Público, Meio Ambiente, Comunicação Social e Inteligência Marítima.
Ao final, foram realizadas reuniões de avaliação para apresentar, aos militares da AgAracati, as oportunidades de melhoria e os pontos positivos observados.