Agência da Capitania dos Portos em Camocim forma novas turmas de Pescadores Profissionais no município de Itarema

A Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), realizou, no período de 14 a 30 de março de 2016, o Curso de Formação de Pescadores Profissionais do Nível 1 (CFAQ-III C/M N1), Turmas 1 e 2, na modalidade Extra-FDEPM, no distrito de Almofala, município de Itarema-CE, cerca de 220 km de Fortaleza.

Este curso, custeado pela Colônia de Pescadores de Itarema (Z-19), foi realizado com o objetivo de regulamentar 62 pescadores artesanais que exerciam suas atividades sem a certificação.

Durante o curso, foram ministradas disciplinas de Combate a Incêndio em Embarcações, Técnicas de Sobrevivência Pessoal, Técnicas de Primeiros Socorros, Sistema de Propulsão a Motor Diesel, Condução e Operação de Embarcações de Pesca, dentre outras. A partir de então, estes novos aquaviários estão habilitados a tripularem embarcações de pesca de qualquer tamanho e porte e que atuem tanto na navegação costeira quanto em mar aberto.

Por ocasião da cerimônia de encerramento do curso, a mesa das autoridades foi composta pelo Agente da Capitania dos Portos em Camocim (Presidente), a Presidente da Colônia dos Pescadores de Itarema e a Secretária de Cultura do município de Itarema. As autoridades presentes realizaram as entregas das Cadernetas de Inscrição e Registro e dos Certificados aos novos Pescadores Profissionais. A interação entre a AgCamocim e a Colônia de Pescadores (Z-19) foi determinante para a realização do curso, possibilitando levar o Ensino Profissional Marítimo ao extremo leste da Área de Jurisdição daquela Agência.