Marinha participa de abertura de “Dia D da Educação” em Natal

O “Dia D da Educação” de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti aconteceu no dia 19 de fevereiro nas escolas da rede estadual e municipal de ensino. Em Natal, a abertura do evento ocorreu na Escola Estadual Peregrino Júnior, conjunto Santa Catarina, zona norte da Capital. A ação teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a necessidade de se combater o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. As Forças Armadas se fizeram presentes com uma representação composta por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que vêm realizando palestras nas instituições de ensino sobre o tema.
O presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos, representando o Governo Federal, disse que “as Forças Armadas são preparadas para guerra, pra defender o País contra o inimigo externo. E é por isso que estão participando ativamente deste processo. Mas eles não vão conseguir ganhar essa guerra sozinhos, porque é impossível que qualquer ser consiga permanentemente está na casa de cada um de nós. A gente depende fundamentalmente do trabalho da juventude brasileira. Não deixem que esse mal comprometa a nossa geração futura.”
Na ocasião, o Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, destacou a importância do envolvimento da comunidade escolar neste problema: “professores e alunos são um grande exército muito importante nesta batalha silenciosa que estamos travando contra esse mosquito”. Destacou, ainda, a funcionalidade do aplicativo para smartphones e tablets “Aedes na mira do RN”, um programa de fácil navegação e que pode ser baixado na loja virtual Google Play, desenvolvido para denúncias de possíveis locais com foco.
O “Dia D da Educação” é uma parceria entre as Secretarias da Educação do RN e de Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).