Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte habilita aquaviários para atuarem no setor de pesca industrial

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou, no dia 2 de setembro, o encerramento do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Especializado (CFAQ-PEP).

Na ocasião, foram entregues as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) aos 16 novos aquaviários, que, a partir de agora, estarão habilitados a desempenhar, profissionalmente, funções a bordo de embarcações empregadas no setor da pesca industrial.

Durante o período do curso, foram transmitidos conhecimentos relacionados às atividades da pesca, informática, navegação, manobra de embarcações, meteorologia e oceanografia, arquitetura naval, manuseio e estivagem de carga, legislação marítima e ambiental, primeiros socorros, sistemas de propulsão e auxiliares,  segurança no trabalho, prevenção e combate a incêndio, relações interpessoais, responsabilidades sociais e comunicações.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foram implementadas medidas de prevenção para realização do curso, como o uso obrigatório de máscaras, higienização e verificação da temperatura corporal dos alunos, distanciamento social e desinfecção diária do local.

imagem: