Ações contra a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti em Areia Branca e Mossoró

As Forças Armadas, por intermédio da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (AgABranca), realizaram, no dia 13 de fevereiro de 2016, a 2ª etapa das ações de enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos bairros IPE e Mutirão, em Areia Branca, e bairro Planalto 13 de Maio, em Mossoró, nesta cidade apoiando militares do Exército Brasileiro.

As ações contaram com a participação de todo efetivo disponível da Agência, totalizando 17 militares, que, com o apoio de agentes de saúde das prefeituras municipais das cidades atendidas, realizaram visitas a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para evitar focos do mosquito e distribuição de panfletos educativos contendo as medidas de prevenção e de combate ao mosquito, destacando a importância da participação de todos nessas ações.

Também foi realizado um trabalho de levantamento dos locais de possíveis criadouros do mosquito, como por exemplo, terrenos e edificações abandonadas, esses dados serão encaminhados às secretarias municipais de saúde para adoção das providências cabíveis.

Destaca-se que as ações de combate ao mosquito são simples e sem custos, podendo ser realizadas semanalmente pelos moradores. Os bairros escolhidos são os que apresentam maior infestação do mosquito.

As ações tiveram grande repercussão nos moradores dos bairros atendidos que prestaram apoio às equipes e se comprometeram a realizar o combate aos possíveis focos do mosquito.