Navio-Patrulha “Guaíba” realiza “Passex” com navio da Guarda-Costeira dos Estados Unidos

O Navio-Patrulha (NPa) "Guaíba", subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, no dia 14 de janeiro, a Comissão “Passex” com o USCG “Stone”, da Guarda-Costeira dos Estados Unidos, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).

Na ocasião, foram realizados exercícios e demonstrações que contribuíram para o aperfeiçoamento do treinamento das tripulações e da interoperabilidade entre os navios, proporcionando a mútua troca de conhecimentos e experiências.

Durante a comissão, o NPa “Guaíba” efetuou o guarnecimento e embarque na lancha do Grupo de Visita e inspeção (GVI), empregado durante abordagem a embarcações suspeitas.

Por sua vez, o navio da Guarda Costeira norte-americana realizou o lançamento de duas lanchas para demonstração do método go fast de perseguição, seguido da simulação de abordagem a uma embarcação suspeita de tráfico de drogas.

Na sequência, o USCG “Stone” realizou exercícios de Busca e Salvamento, com simulações de pedido de resgate e socorro a uma embarcação sinistrada e salvamento de náufrago por mergulhadores lançados pela aeronave orgânica do navio.

imagem: