Comando do 3º Distrito Naval inicia "Operação Verão 2020/2021” em cinco estados do Nordeste

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), por meio de suas Capitanias dos Portos e Agências subordinadas, deu início, no dia 21 de dezembro, à "Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura" nos cinco estados da área de jurisdição - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Ao todo, serão empregados mais de 500 militares e 50 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas. Na Operação Verão 2019/2020, foram inspecionadas 13.548 embarcações, emitidas 848 notificações, instaurados 12 inquéritos administrativos e apreendidas 49 embarcações.

Durante a operação serão intensificadas as ações de inspeção naval, de modo a fiscalizar o tráfego aquaviário e conscientizar condutores e passageiros de embarcações sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre, sobretudo com a chegada do verão.

Além disso, ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas que contribuam para a salvaguarda da vida humana no mar e águas interiores, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.

A operação conta com a participação das Capitanias dos Portos do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além das Agências de Aracati (CE), Camocim (CE), Areia Branca (RN) e Penedo (AL).