Na manhã do dia 1º de fevereiro, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Agência da Capitania dos Portos do Ceará em Camocim (AgCamocim) promoveram um encontro preliminar ao carnaval 2016, visando, sobretudo, à Segurança do Tráfego Aquaviário em sua Área de Jurisdição. Participaram da reunião, os titulares das Secretarias de Turismo e de Pesca do município de Camocim-CE, os representantes das entidades de esporte e recreio, das balsas de transportes de passageiros e veículos, além do Presidente da Colônia de Pesca.
O evento foi desenvolvido por meio de uma palestra abordando os seguintes temas: segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. Os questionamentos dos participantes foram equacionados ao final da apresentação.
Na ocasião, o momento também foi oportuno para propiciar um maior estreitamento das relações entre as secretarias do município de Camocim e os membros da comunidade marítima.
O Agente em Camocim falou sobre a importância da participação de todos, no cumprimento das Normas da Autoridade Marítima, pois, no período do carnaval, a cidade recebe um grande número de turistas e o objetivo é manter o índice de "zero" acidente na Área de Jurisdição.