Capitania dos Portos do Ceará realiza Inspeção Naval no Interior do Estado do Ceará

No período de 29 a 31 de janeiro de 2016, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) realizou Inspeção Naval nos municípios de Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Pentecoste e General Sampaio, em continuidade às atividades realizadas por ocasião da Operação Verão 2015/2016.
Na ocasião, foram realizadas diversas atividades como: arqueações de embarcações, distribuídos folders sobre a Operação Verão 2015/2016, palestra na Colônia de Pescadores do Pecém, inspeções em embarcações de pesca, esporte/recreio e lanchas da praticagem, nos municípios visitados. A ação intensificou a fiscalização do tráfego aquaviário e teve como objetivo alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas.
Nessa Inspeção Naval, os militares da CPCE tiveram a oportunidade de manter contato direto com os presidentes das Colônias de Pescadores e com a comunidade marítima daquelas localidades, repassando orientações e ouvindo os mesmos no sentido de divulgar as atividades exercidas pela Capitania dos Portos do Ceará e pela Marinha do Brasil.
Ao aliar medidas educativas e de orientação com ações de presença, a Operação Verão 2015/2016 proporciona que as normas voltadas à segurança da navegação e as atividades de fiscalização executadas pela Marinha do Brasil sejam mais facilmente compreendidas e assimiladas pelos condutores de embarcações, o que contribuirá de forma significativa, para a redução de acidentes náuticos.