Hospital Naval de Recife celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Hospital Naval de Recife (HNRe), em 17 de setembro, promoveu ações alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) se uniram à iniciativa da OMS, comemorando esta importante data por meio de uma abrangente campanha no Brasil.

Inicialmente foi ministrada palestra pelo Núcleo de Segurança do Paciente com o tema: “Segurança do Paciente: Uma Prioridade Global de Saúde”. O assunto faz parte das ações do Ministério da Saúde que em 2013 instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) no qual são definidas as diretrizes relacionadas às metas de segurança.

Os palestrantes abordaram a importância de prevenir e reduzir riscos e danos relacionados aos cuidados de saúde através do esclarecimento de seis metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são:  Identificação Correta do Paciente; Comunicação Efetiva; Segurança na  Prescrição; Uso e Administração de Medicamentos; Higienização das mãos; Prevenção de Quedas e de Lesão por Pressão; Cirurgia Segura.

Durante a manhã foi realizada distribuição de folders nas instalações do HNRe a fim de difundir as informações tanto para os usuários como para os militares da OM.