A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte realizou, na manhã do dia 11 de junho, uma regata em parceria com o Iate Clube do Natal, como parte das comemorações alusivas à Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil.
O intuito do evento é de manter viva a lembrança e os exemplos de força e superação deste importante feito para o Brasil, e despertar no público em geral o interesse pelos esportes náuticos e o amor pelo mar, de forma a construir uma mentalidade marítima.
O evento contou com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ridauto Lúcio Fernandes; do Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Capitão de Fragata Marcio Seiner; do Comodoro do Iate Clube do Natal, Kaleb Campos Freire; e de diversas autoridades civis e militares.
A cerimônia de abertura da regata teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Rio Grande do Norte e do Iate Clube do Natal, acompanhado da execução do Hino Nacional. Durante o evento a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal executou diversas canções.
O evento contou com a participação de aproximadamente 320 convidados que desfrutaram de diversas atividades, entre elas uma aula-passeio no Barco Escola “Chama-maré”, voltada para ações de educação ambiental no estuário do rio Potengi, e atividades para as crianças, como o parque aquático e oficina de nós e voltas.
Este ano, a regata a vela teve a participação de 36 atletas, em embarcações das seguintes classes: Laser, Dingue, Day Sailer/Flash, Oceano, Snipe e Aberto. Após a competição, houve a premiação dos vencedores, com entrega de medalhas pelo Comandante do 3º Distrito Naval e demais autoridades presentes.