Dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, um marco da enfermagem, conhecida como a “Dama da Lâmpada”, por percorrer os leitos de soldados, durante a noite, em tempos de guerra, sendo ela a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas, em 1859.
Para celebrar a data, o Hospital Naval de Recife promoveu, no dia 11 de maio, a V Jornada de Enfermagem, com a participação de Militares e Servidores Civis do HNRe e diversos profissionais de instituições de saúde da cidade de Recife, além de estudantes de Enfermagem.
A Enfermagem não é apenas uma profissão, mas uma opção de vida que homens e mulheres escolheram para, por meio do seu exercício, alcançarem suas realizações pessoais, contribuindo para a promoção da saúde individual e também coletiva.
O Capitão de Corveta (S) Alexandre Lira, encarregado da Divisão de Enfermagem do HNRe, destacou a importância do evento para a troca de conhecimento entre os profissionais de enfermagem das diversas instituições convidadas, além da importância desses profissionais no cenário social, bem como, do pleno exercício consciente, ético, responsável, humano e sobretudo científico desse verdadeiro sacerdócio.