Pular para o conteúdo principal

Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte realiza ação da Campanha “Amigo Pescador” em Tibau do Sul

No período de 24 a 27 de abril, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou uma ação da Campanha “AMIGO PESCADOR”, cujo propósito é orientar e levar aos pescadores os serviços básicos oferecidos por aquela organização militar. Desta vez, a ação ocorreu no Município de Tibau do Sul/RN.
Por ocasião da Campanha, militares da Capitania visitaram as Colônias de Pesca, a fim de revalidar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), regularizar embarcações, efetuar perícias e Inspeções Navais (IN) em embarcações, proferir palestras e esclarecer dúvidas dos pescadores. Em Tibau do Sul/RN, foram empregados seis militares, sendo inspecionadas sete embarcações, não gerando notificações.
Cerca de 50 pessoas assistiram às palestras, que abordaram os seguintes assuntos, entre outros: obrigatoriedade de navegar portando a documentação da embarcação e da tripulação; dotação de material de salvatagem; equipamentos de navegação e comunicação; responsabilidades do Comandante da embarcação conforme especificado na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), infrações da LESTA; recomendações e proteção de sinais náuticos; áreas de segurança da navegação, enfatizando para o cumprimento regulamentar da distância (500m) das plataformas; prevenção da poluição hídrica causada por embarcações; auxílio à busca e salvamento no mar (SAR); necessidade de manter a Colônia de Pesca informada da área e do período da pescaria; e acidente de mergulho, principalmente envolvendo uso irregular de compressor na captura da lagosta.

Compartilhe: