Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal inaugura busto do Patrono das Comunicações Navais

No dia 4 de abril, foi realizada, na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal (ERMN), a cerimônia alusiva ao Dia das Comunicações Navais. A solenidade, presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, contou com a presença de autoridades civis e militares da área de Natal, do ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Segundo-Sargento Reformado Telegrafista (2ºSG-Refº-TL) José Florêncio Câmara, além de um grupo de radioamadores da região, o “Grupo Aroeira de DX”.
        Após o canto do Hino Nacional, acompanhado pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, e da leitura da Ordem do Dia alusiva à data, o Comandante do Com3ºDN e o da ERMN realizaram a entrega de Certificados e Troféus aos integrantes do “Grupo Aroeira de DX”, por terem conquistado os dois primeiros lugares, nas modalidades Telegrafia (CW) e Fonia (SSB), respectivamente, por ocasião do 15º CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO, onde operaram a bordo da ERMN, a Estação de Radioamador  "PW7M", na categoria Estação Militar OM.
Ainda, foi inaugurado o busto do Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego, Patrono das Comunicações Navais, pelo Vice-Almirante Aguiar Freire, acompanhado do Capitão de Corveta Bittencourt, Comandante da ERMN, e do Segundo-Sargento Câmara, ex-combatente. “Estou honrado em fazer parte desse momento tão especial para a ERMN. Viva às Comunicações Navais! Viva à Marinha!”, expressou o Sargento Câmara.
O Busto foi doado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e pela Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM).
O Dia das Comunicações Navais é celebrado em reconhecimento ao esforço e a dedicação dos militares e servidores civis que, ao longo de mais de um século, labutam para que as Comunicações Navais brasileiras sejam, cada vez mais, confiáveis, seguras, rápidas, flexíveis e integradas.