Navio-Patrulha Oceânico Araguari realiza resgate de barco pesqueiro à deriva no litoral do Rio Grande do Norte

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, durante sua travessia da Base Naval de Natal para o Porto de Fortaleza (CE), no dia 27 de maio de 2022, recebeu um chamado de socorro de uma embarcação pesqueira à deriva. O pesqueiro “Transmar XV”, com três tripulantes a bordo, encontrava-se a 43 milhas náuticas do litoral do Rio Grande do Norte e estava, desde o dia anterior, à deriva, devido a problemas com a propulsão e embarque de água pelo porão.

O NPaOc Araguari tentou realizar o reparo do seu motor com militares especializados de bordo, contudo, o equipamento encontrava-se muito danificado, não sendo possível a sua recuperação sem os respectivos sobressalentes. Para que os tripulantes fossem resgatados, mas sem perder o seu barco, foi decidido que o pesqueiro seria rebocado até o município de Areia Branca (RN), onde está localizada a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, Organização Militar da Marinha do Brasil mais próxima da área do incidente e responsável pela segurança do tráfego aquaviário na região.

O NPaOc Araguari, principal vetor do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, possui diversas atribuições, como patrulha, inspeção naval e, principalmente, a salvaguarda da vida humana no mar, conhecidas como Operações SAR (“Search and Rescue” - Busca e Salvamento, em português), que são ações subsidiárias da Marinha do Brasil.

imagem: