Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” realiza ação de presença nas Ilhas Oceânicas sob jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, entre os dias 20  e 27 de julho, apoio à atividade de pesquisa na Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) e efetuou ação de presença no Atol das Rocas e no Arquipélago de Fernando de Noronha, áreas marítimas sob a jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.

Na manhã do dia 20 de julho, por ocasião da presença do navio no Atol das Rocas, foi realizado um treinamento com a lancha  do navio e a tripulação, a fim de manter a qualificação no acesso ao atol, garantindo a entrada e a saída para o caso de uma eventual necessidade de evacuação dos pesquisadores. Após este evento, o navio seguiu em direção ao ASPSP, com chegada no dia 22 de julho.

Durante a permanência do Navio no ASPSP, foram realizadas diversas manutenções e pequenos reparos na estação científica, com o apoio dos militares da Base Naval de Natal. Na ocasião, também estiveram a bordo uma equipe de pesquisadores, coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, a fim de desenvolver pesquisas  geomorfológicas no arquipélago.

Posteriormente, no dia 27 de julho, o NPaOc “Araguari” realizou ação de presença no Arquipélago de Fernando de Noronha, posicionando-se nas imediações da Baía de Santo Antônio, onde foi possível apoiar o desenvolvimento de pesquisas sobre os mamíferos marinhos presentes na região e fiscalizar o tráfego de embarcações.

Esta expedição, realizada a cada trimestre, promove a difusão da importância da Amazônia Azul e da necessidade de proteger as riquezas nela contidas, além de possibilitar à comunidade científica e acadêmica acesso a um conteúdo rico e diversificado para suas pesquisas e teses em desenvolvimento.