Pular para o conteúdo principal

A Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão esteve no Porto do Recife, no período de 22 a 24 de agosto, a fim de cumprir com a navegação transoceânica de instrução aos futuros oficiais japoneses. O cruzeiro de treinamento no exterior é realizado todos os anos desde 1957.

Para garantir a segurança do tráfego aquaviário e dos navios, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), coordenou e viabilizou a atracação segura da Esquadra Japonesa no Porto de Recife-PE, junto à Autoridade Portuária, além de garantir o controle da logística e segurança da comitiva. Além disso, a CPPE foi responsável por toda interlocução com o Porto do Recife, Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quinhentos e sessenta militares dos navios de treinamento do Japão (torpedeiros “Kashima” e “Hatakaze”) estiveram atracados no Porto do Recife por três dias. Parte da tripulação é composta por 160 Guardas-Marinha recém-formados na academia militar, como aspirantes a Oficial.

A Esquadra Japonesa está desde 25 de maio deste ano realizando uma navegação transoceânica de instrução, cujo objetivo é formar futuros oficiais por meio de adestramentos, bem como de cultivar e de promover a amizade entre os países visitados.

Compartilhe: