CPPB realiza Cerimônia de Entrega de Certificados do Curso de Formação de Aquaviários, ministrado pelo IFPB

A Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) realizou, no dia 1º de novembro, a entrega de certificados de conclusão do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (EXFD-CFAQ-MAC/MAM T-1/2023), em João Pessoa-PB.

O Curso de Formação de Aquaviários foi composto por uma turma de 30 alunos. As aulas foram ministradas pelo Corpo Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no período entre 07 agosto a 07 setembro. O objetivo da formação é habilitar os alunos com as competências exigidas para Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e do Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), inicialmente no nível de equivalência 1.

Com a conclusão do curso, os profissionais estão habilitados para prestar serviço de apoio em embarcações com arqueação bruta menor do que 300 e potência propulsora menor do que 250 kW empregadas na navegação interior e na navegação de apoio portuário, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias, inclusive em embarcações de esporte e recreio.

A solenidade contou com a presença da Reitora e do Coordenador do Ensino Profissional Marítimo do IFPB, Professora Doutora Meire Roberta e  Professor Doutor Marcéu Adissi, além do Diretor do Instituto do Campus Cabedelo Centro, Jailson Oliveira.