Comando do 3º Distrito Naval promove atividades em alusão ao Dia Mundial da Limpeza em cinco estados do Nordeste

Organizações Militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval, participaram, no dia 17 de setembro, de uma maratona de limpeza em celebração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.

Durante o dia, em Natal (RN), os militares atuaram na Praia do Forte, em conjunto com os escoteiros do mar, no Rio Potengi e em Gamboa do Jaguaribe, realizando, também, uma Regata Ecológica, que contou com a participação de crianças e adolescentes do Instituto Navegar. No município de Nísia Floresta, mergulhadores atuaram na retirada de resíduos submersos na Lagoa de Arituba.

Em Fortaleza (CE), foram proferidas palestras sobre Educação Ambiental em colônias de pescadores e escolas. No município de Aquiraz, mergulhadores atuaram na retirada de resíduos submersos no estuário do Rio Pacoti. Já nos municípios de Aracati, Camocim e Fortim, além das atividades abordando a Educação Ambiental e a Pesca Responsável, foram intensificadas as ações de fiscalização e de conscientização ambiental para as tripulações das embarcações de transporte de passageiros, pesca, esporte e recreio.

Em Cabedelo (PB), a Capitania dos Portos, em proveito das Ações de Inspeção Naval, coordenou campanhas de conscientização no terminal barca-ônibus e em balsas de transporte de passageiros, além de realizar palestras para grupos de escoteiros do mar e estudantes.

Em Recife (PE), a Capitania proferiu, a bordo de um catamarã, palestras educativas de estímulo à mentalidade marítima para escoteiros do mar e estudantes. No Arquipélago de Fernando de Noronha, equipes de Inspeção Naval, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, participaram de ações de educação ambiental para turistas e a população. Em Suape, os militares participaram de atividades de conscientização, em conjunto com os colaboradores do Porto.

Já em Maceió (AL), crianças da rede pública de ensino, comunidade marítima e banhistas receberam orientações sobre a importância da Amazônia Azul e do descarte correto do lixo. Também foram realizadas ações de conscientização na Lagoa Mundaú e praias de Pajuçara, Ponta Verde e Avenida.

imagem: