Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte conclui o Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre - 2023

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou, no dia 23 de novembro, a cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre (APAQ-CTR) – 2023, formando 29 Aquaviários da categoria de Marinheiro de Convés.

 

O curso foi conduzido em três módulos, sendo os dois primeiros no formato EAD, modalidade em que as aulas são ministradas por meio de uma plataforma para videoconferência, evitando o deslocamento diário dos alunos à CPRN.

 

O terceiro módulo ocorreu presencialmente, utilizando-se dos simuladores de navegação, desenvolvidos pelo Centro de Análises de Sistemas Navais, para possibilitar as aulas práticas das disciplinas de Operador Radar (e Rádio Operador Restrito, anteriormente praticadas apenas nos Centros de Instrução localizados nas cidades de Belém e Rio de Janeiro.

 

Na ocasião, foram entregues os certificados de conclusão do curso aos aquaviários presentes à cerimônia, oriundos de diferentes Estados do território brasileiro. Os concludentes do curso que possuírem o período de embarque necessário, estarão aptos a solicitarem ascensão de categoria para Contramestre.

 

imagem: