AgPenedo participa da VI Expedição Científica do Baixo São Francisco

A Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) participou,  no período de 21 a 30 de novembro, da VI Expedição Científica do Baixo São Francisco, com abertura na cidade de Piranhas-AL e encerramento em Penedo-AL.

O evento é, atualmente, o maior programa de biomonitoramento ambiental em águas continentais brasileiras, percorrendo cerca de 250 km do Baixo São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. A expedição contou com cerca de 100 pesquisadores e equipe de apoio, além de cinco embarcações de grande e médio porte, percorrendo os municípios de Piranhas-AL, Pão de Açúcar-AL, Traipu-AL, São Brás-AL, Propriá-SE (Povoado Lagoa Comprida), Igreja Nova-AL (Povoado Chinaré), Penedo-AL, Piaçabuçu-AL e a Foz do Rio São Francisco.

A AgPenedo participou da Expedição acompanhando todo o trajeto de navegação, desde a cidade de Piranhas até a Foz do Rio São Francisco, realizando ações de fiscalização do tráfego aquaviário, bem como apresentando mostruário de equipamentos de salvatagem e oficina de nós e voltas nas Feiras de Ciências, a fim de disseminar a Mentalidade Marítima junto aos alunos das escolas participantes. No período da expedição, também foi  iniciado o processo de regularização e inscrição de 204 embarcações do tipo canoa. A ação faz parte do Projeto Canoa Legal, uma parceria da Agência Fluvial de Penedo com as Prefeituras Municipais e Colônias de Pesca.

imagem: