A Marinha do Brasil (MB) e o Grupo EDGE inauguraram um espaço equipado com materiais de alta tecnologia, que deverão ser utilizados na capacitação de militares e em atividades educacionais com jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). O espaço inaugurado, chamado de “Espaço Maker”, está localizado nas instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) e é dedicado à criatividade, à inovação e ao aprendizado prático, onde tanto os Fuzileiros Navais, quanto os alunos do PROFESP poderão explorar, experimentar e criar projetos utilizando diferentes ferramentas, tecnologias e materiais.
O espaço conta com computadores de alto desempenho, impressoras 3D, kits de robótica, tablets, óculos de realidade virtual, além de conexão de internet dedicada e de alta velocidade. As atividades pedagógicas serão conduzidas pela Firjan SENAI, que possui larga experiência nesse tipo de atividade.
O apoio do Grupo EDGE permitirá que alunos do PROFESP e militares da Marinha desenvolvam suas habilidades cognitivas e digitais, além do raciocínio lógico, na busca pelo conhecimento e outras competências que serão fundamentais no desempenho dos profissionais do futuro. As tratativas referentes ao laboratório recém-inaugurado começaram em dezembro do ano passado, quando foi assinado um protocolo de intenções entre o Corpo de Fuzileiros Navais e o Grupo EDGE, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).


