Pular para o conteúdo principal

Centro de Operações de Paz de Caráter Naval tem novo encarregado

     O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, na manhã do dia 16 de dezembro, a cerimônia de transmissão da função de encarregado do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Presidida pelo Comandante do CIASC, Contra-Almirante (FN) Claudio Leite, a solenidade marcou a transmissão de cargo do  Capitão de Mar e Guerra (FN) Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia para o Capitão de Fragata (FN) Tarick Turidu da Silva Nunes Taets.   

     Compareceram à cerimônia, a Doutora Eduarda Hamann, presidente da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz, e o professor Ricardo Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, importantes colaboradores do Centro.  

     Durante o evento, foram destacados os principais avanços do COpPazNav nos últimos dois anos, tais como o processo de criação e certificação do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas e a condução inédita, no âmbito das Forças Armadas, do Estágio de Operações Humanitárias. 

     Em suas palavras de despedida, o CMG (FN) G. Maia destacou que as operações de paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso coletivo da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança. “Nesse contexto, a Marinha do Brasil tem exercido um papel de grande relevância, especialmente nas últimas duas décadas, com destaque para a participação de Marinheiros e Fuzileiros Navais em contingentes desdobrados  na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e na Força Interina das Nações Unidas no Líbano, na qual permaneceu no comando do componente marítimo por quase dez anos”.

CMG (FN) Taets (a dir.) assumiu a função de encarregado do COpPazNav
CMG (FN) G.Maia passou o cargo durante a cerimônia realizada no CIASC

Central de Conteúdos

Compartilhe: