“Não existiria a Marinha sem os Fuzileiros Navais e não existiriam os Fuzileiros Navais sem a Marinha”. Com esta frase, o Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra (AE) Marcos Silva Rodrigues, agradeceu a homenagem que o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) prestou-lhe na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Centro do Rio.
O Almirante Silva Rodrigues foi recepcionado pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares, que destacou sua satisfação por estar recebendo o CEMA a bordo. “Não poderíamos deixar passar em branco esse momento de despedida de um grande chefe naval”, disse, referindo-se à passagem do AE Silva Rodrigues para a reserva, após 46 anos de Serviço Ativo na Marinha.
Durante a programação, o Almirante Silva Rodrigues visitou os Salões Sete de Março e Sebastopol, na sede do CGCFN, locais que contam um pouco da história do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), além de percorrer o Museu do CFN. A Banda Marcial do CFN, durante suas evoluções, formou a sigla “CEMA”. A Banda Sinfônica do CFN também realizou um concerto especial para o AE Silva Rodrigues, que, muito emocionado, elogiou a performance dos músicos militares. “A música transforma, modifica o caráter e toca a alma das pessoas. Vocês são privilegiados por esse dom que Deus lhes deu. Agradeço ao Almirante Armando por essa linda homenagem”.


