A manhã do dia 30 de abril, em Brasília, foi marcada pela alteração de denominação do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) para CIAB - Almirante Domingos de Mattos Cortez. A nova denominação é uma homenagem ao Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Cortez, primeiro oficial-general a alcançar as quatro estrelas no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no ano de 1980.
O ato foi presidido pelo Vice-Almirante Arentz, Comandante do 7º Distrito Naval, e, representando o CFN, contou com a presença do Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas e do Contra-Almirante (FN) Tinoco.
O CIAB – Almirante Domingos de Mattos Cortez tem o propósito de capacitar oficiais e praças dos diversos Corpos e Quadros para o exercício de funções previstas nas organizações militares da Marinha do Brasil (MB), e contribuir para a segurança das áreas e instalações da MB na jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval.
O AE (FN) Cortez foi Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais no período de dezembro de 1977 a dezembro de 1984. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas citações meritórias, demonstrando alta capacidade intelectual e profissional. Durante sua gestão como Comandante-Geral do CFN, implantou importantes diretrizes relacionadas à instrução e ao adestramento de oficiais e praças, contribuindo para uma maior profissionalização dos Fuzileiros Navais.


