A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais emocionou um público de aproximadamente duas mil pessoas no Theatro Municipal, Centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira, 30 de março, em concerto alusivo ao 208º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). A apresentação, voltada para a família naval e convidados, tem como objetivo promover a integração social por meio da música.
Com um repertório eclético, a apresentação contou com a participação especial das gaitas de fole da Banda Marcial do CFN e do Coro da Banda Sinfônica. Entre as canções executadas, sucessos brasileiros e internacionais, como “The Fifth” (5ª Sinfonia de Beethoven); “Hero”, de Mariah Carey e Walter Afanasieff; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Em entrevista à TV Marinha, o Chefe de Gabinete do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Silva, lembrou que o evento é uma oportunidade de relembrar a chegada do Corpo de Fuzileiros Navais ao Brasil, em 1808, junto com a Família Real, e, ainda, de promover a aproximação dos membros da família naval.
- Queremos associar a nossa Banda Sinfônica, que, com seu profissionalismo, realiza espetáculos belíssimos, que sempre encantam a todos, com a imagem da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais. Essa é uma tradição importante, que oferece ao público a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho da Banda -, salientou.
A Banda Sinfônica do CFN é composta por dois Oficiais Regentes e 84 músicos-militares nas graduações de Suboficiais e Sargentos do CFN. Criada na década de 70, pertence à Companhia de Bandas do Batalhão Naval, situado à Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.